quarta-feira, 1 de agosto de 2012



Tatuagem maori: significado, fotos


A cultura dos guerreiros Maori é ampla e os 

desenhos representam facetas 

dessa cultura.

319956 the rock felipe finalizada site 2 Tatuagem maori: significado, fotos
Na cultura da tribo nativa da Nova Zelândia, denominada Maori, a tatuagem no rosto era sinal de nobreza. Quanto mais poderoso e destemido fosse o guerreiro, mais coberto estaria o seu rosto, o que representa uma posição social maior e respeitada na tribo ou clã. No século 19, as cabeças cheias de tatuagem dos guerreiros Maori tornaram-se objeto almejado por colecionadores europeus.
319956 406400 Tatuagem maori: significado, fotos
A tradição de colecionar cabeças tatuadas não existe mais, porém o legado de tatuagem criado pela tribo continua até hoje, com a disseminação dos desenhos pelo mundo a fora. Para entender mais sobre a cultura que originou vários tipos de tatuagens, vamos descrever e demonstrar alguns tipos de tatuagens utilizados por esse povo.
319956 353288 Tatuagem maori: significado, fotos
Amor Impossível:
319956 amor impossivel Tatuagem maori: significado, fotos
A meia lua que envolve um Sol faz analogia do amor impossível, que se dá dentro desse contexto, porque o sol e a lua nunca poderão conviver juntos, por serem de “mundos” opostos. Esse desenho é formada por diversos korus  que significam o recomeço e a persistência. As mandíbulas de tubarão, nas laterais, significam a força para começar e recomeçar a busca pelo amor. O sol representa a luz que traz felicidade.
Sabedoria:
319956 arraia Tatuagem maori: significado, fotos
O desenho que representa a sabedoria na cultura maori  é da arraia, que possui uma postura de locomoção delicada, porém, não deve ser subestimada. O animal, em alguns casos, possui ferrão na ponta do rabo,  que podem levar a óbito o homem. Na cultura Maori, apesar do animal estar associado a sabedoria, tem um ditado que diz que o Maori sábio é o que deixa a arraia em paz.
Renascimento:
319956 baleia Tatuagem maori: significado, fotos
Na cultura Maori, a baleia representa boas vibrações vindas do mar, ou seja, a baleia Koru significa a regeneração, o renascimento. O desenho é muito utilizado por quem quer transmitir uma mensagem de renascer, de algo novo que se renova diariamente. Seja pelo nascimento de uma criança ou por uma experiência nova, a baleia Karu compõem vários desenhos da cultura Maori.
Paciência:
319956 cavalo marinho Tatuagem maori: significado, fotos
Cavalo Marinho representa a paciência e a preservação.  Para os Maori, a paciência fazia parte da estratégia de guerra. O desenho mostrava qual guerreiro se orgulhava da característica, fundamental, para a vitória da tribo. A paciência não significa só saber esperar, mas, saber a hora certa de agir, é fundamental.
Serenidade e felicidade:
319956 palmeira Tatuagem maori: significado, fotos
Palmeiras e coqueiros são os desenhos que representam, para a cultura Maori, a serenidade e a felicidade. Eles são associados ao sol. O curioso do coqueiro e da palmeira, é que para os Maoris essas árvores por muitas vezes nascem em solo árido, onde nada mais vingaria, por isso representa a serenidade, a paz, em locais onde o caos é mais comum.
Liberdade:
319956 maori liberdade protecao Tatuagem maori: significado, fotos
A liberdade é representada pelas aves. Na cultura Maori, a escolhida geralmente é a andorinha, que voa de volta para casa todo verão. Os Maori também usam as aves para representar a alma. O ato de voar torna o pássaro independente e livre, como é a alma quando a vida é tomada pela morte, ao menos, é assim que os gurreiros dessa tribo pensavam.
Mana:
319956 02 600x600 Tatuagem maori: significado, fotos

Muitas tatuagens Maori possuem a imagem do Mana, que é um ser pensante, que possui um cérebro maior que o conjunto da face. Essa imagem, muito expressiva para os Maori, é como se a imagem captasse a sabedoria do ambiente e transportasse para a pessoa que possui a tatuagem. Ela pode vir acompanhada de outros símbolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário